Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 18/03/24 às 08:52:00

Explorando o Mundo da Cultura

Centro Cultural Oscar Niemeyer - por Déborah Irineu

Explorando o Mundo da Cultura
Foto - Alex Martins

Explorando o Mundo da Cultura:

Centro Cultural Oscar Niemeyer em Goiânia

Se você está em busca de uma experiência cultural rica e diversificada em Goiânia, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é o lugar ideal para explorar. Este monumento, que leva o nome do renomado arquiteto brasileiro, é muito mais do que uma simples homenagem - é um espaço vibrante que abriga uma variedade de atividades culturais que cativam visitantes de todas as idades.

Foto - Alex Martins

O Centro Cultural Oscar Niemeyer começou como uma ideia visionária de homenagear Oscar Niemeyer com a construção do Monumento aos Direitos Humanos, uma pirâmide impressionante que se destaca na paisagem com seus 36 metros de altura. No entanto, a ambição e o entusiasmo de Niemeyer, juntamente com o apoio de artistas, escritores, músicos e outros membros da comunidade cultural, levaram à criação de um complexo cultural completo. Com sua inauguração em 30 de março de 2006, o centro rapidamente se tornou um ponto de referência na cidade, não apenas por sua arquitetura marcante, mas também por sua rica programação cultural.

Foto - Alex Martins

O Centro Cultural Oscar Niemeyer é composto por quatro edifícios distintos, cada um com sua própria forma e personalidade. A grande esplanada cultural serve como um espaço aberto para uma infinidade de eventos, desde feiras gastronômicas e de artesanato até apresentações ao ar livre. O Palácio da Música, nomeado em homenagem à musicista BelkissSpenzieri Carneiro de Mendonça, é o lar da prestigiada Orquestra Filarmônica de Goiás, conhecida por proporcionar experiências musicais envolventes e inspiradoras.

Foto - Alex Martins

A Biblioteca Pública Bernardo Élis é um verdadeiro paraíso para os amantes da leitura, oferecendo um vasto acervo de livros e recursos tanto para crianças quanto para adultos. Além disso, o Museu de Arte Contemporânea é um tesouro das artes visuais em Goiás, com exposições que desafiam e inspiram os visitantes.

Foto - Alex Martins

Durante toda a semana, pessoas de diferentes idades se reúnem aqui para desfrutar de momentos de lazer e descontração. A ampla área externa permite a prática de diversas atividades esportivas, como ciclismo, skate, patins e muito mais. Além disso, o espaço também é palco para ensaios fotográficos, produções cinematográficas independentes e encontros de grupos dedicados ao automodelismo e aeromodelismo. A segurança e o bem-estar dos visitantes são prioridades aqui, e a administração do centro tomou medidas para garantir um ambiente tranquilo para todos. O estacionamento amplo e gratuito proporciona comodidade, enquanto os preços acessíveis dos alimentos nas barracas garantem uma experiência gastronômica satisfatória. Para aqueles que desejam experimentar atividades como skate, patins ou longboard, mas não possuem os equipamentos, é possível alugá-los na entrada do Centro Cultural. Vários stands oferecem aluguel de equipamentos, incluindo todas as medidas de segurança necessárias, como joelheiras, luvas de proteção e capacete.

Foto - Alex Martins

Ao visitar o Centro Cultural Oscar Niemeyer, você terá a oportunidade de desfrutar de uma variedade de experiências culturais, desde apresentações de música e dança até exposições de arte e eventos especiais. Não deixe de explorar o teatro, onde você poderá assistir a emocionantes peças de teatro e performances ao vivo.

Localizado na Av. Deputado Jamel Cecílio, o centro é de fácil acesso e está aberto para todos que desejam mergulhar no mundo da cultura e da arte. Venha fazer parte dessa experiência única e descubra tudo o que o Centro Cultural Oscar Niemeyer tem a oferecer.

Foto - Alex Martins

  • Horário de Funcionamento: Segunda a domingo, das 8h às 22h.
  • Telefone: (62) 3201-4901
  • Email: contato@goiasturismo.go.gov.br
  • Rede Social: @ ccon_goias
  • Como chegar: Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, 4490, Quadra Gleba, Lote 1 – Setor Fazenda Gameleira, Goiânia – GO, 74884-801

Linha de ônibus: A linha "283" sai do Terminal Praça da Bíblia e vai sentido Terminal Senador Canedo, mas existem outras linhas que partem de terminais como o da Praça A e Isidória, passando pela BR 153 sentido Bela Vista de Goiás.

Texto: 

Déborah Irineu

Mais Informações (64) 99948-5233