Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 25/03/24 às 14:11:00

Parques em Goiânia - Bosque dos Buritis

Goiânia a Cidade dos Parques Ambientais

Parques em Goiânia - Bosque dos Buritis
Foto do Lago - Alex Martins

BOSQUE DOS BURITIS

O Bosque dos Buritis é conhecido como um dos mais antigos parques da capital goiana. Isso porque ele foi projetado junto da planta original da cidade, na década de 20, sendo inaugurado em 24 de outubro de 1933, a data oficial de inauguração de Goiânia.

O local, que possui mais de 140 mil metros quadrados, também foi considerado o primeiro patrimônio paisagístico da capital, pensado para servir como um espaço de preservação da fauna e flora nativa, além de oferecer opções de lazer para os moradores da capital.

Foto - Alex Martins

Atividades culturais no Bosque dos Buritis

O Bosque dos Buritis possui diversos atrativos na parte cultural. Alguns deles estão dispostos no Museu de Artes de Goiânia (MAG) e no Centro Livre de Artes (CLA). Conheça mais sobre cada um deles:

Museu de Artes de Goiânia (MAG)

O MAG foi inaugurado em 1970 como o primeiro museu público de artes plásticas em toda a região Centro-Oeste do país. O local possui salas que recebem exposições temporárias variadas com artistas de todo o estado de Goiás, além, é claro, do acervo próprio do museu.

O Museu de Artes de Goiânia (MAG) fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados e domingos das 08h às 18h. A entrada é gratuita.

Centro livre de artes (CLA)

O Centro Livre de Artes (CLA) é um espaço público gerido pela Prefeitura de Goiânia. Lá são oferecidos diversos cursos de forma gratuita a toda a população.

No CLA você poderá ter acesso a aulas gratuitas de pintura, dança, desenho, história e muitas outras modalidades, com turmas para todas as idades.

Centro de Artes - Foto Alex Martins

Orquidário Orlando Arruda

O Bosque dos Buritis também conta com um orquidário, que nada mais é que um viveiro de plantas com condições especiais para criação de orquídeas.

Descanso e espaço para aeróbica

Além das atividades culturais, o Bosque dos Buritis é um bom espaço para aqueles que desejam realizar atividades físicas, já que no local é possível encontrar uma pista de caminhada de 2,5km. Lá você também vai encontrar as famosas academias ao ar livre.

E não só atividades físicas são legais por lá. Para quem quer só relaxar também não falta sombra e água fresca!

Foto - Alex Martins

O Bosque dos Buritis conta com belas paisagens junto de seus três lagos artificiais e diversas quedas d’água espalhadas pelo espaço. A natureza do parque também é abundante com patos, e pequenos macacos por todo lado

Várias Espécies de Aves  

A possibilidade de avistar várias espécies de aves, algumas bem mansas e que permitem uma aproximação.

Vários lagos com passarelas laterais para camainhada.

Além das várias passarelas que ladeiam os lagos e proporciona um passeio agradável, com proximidade da natureza, podemos oservas, aves aquáticas, cágados e Até um pirarucu de aproximadamente 2 metros, que é muito dócil que fica no lago principal.

Foto - Alex Martins

Trilhas entre a mata

Saindo dos lagos você poderá continuar a trilha de caminhada entre às arvores da mata local, a trilhas com calçamento e trilhas com chão batido, nelas poderá caminhar ao som de vários pássaros e contemplar várias arvores centenárias, de beleza impar. Além de poder respirar ar puro bem no centro da cidade. Algumas arvores tem identificação.

Foto -  Alex Martins

Trilha Externa com aparelhos para ginástica.

Você também poderá optar por fazer uma trilha na parte externa do parque, que conta com um local com aparelhagem de ginástica.

História do Bosque dos Buritis

Inaugurado junto da fundação da cidade de Goiânia, o Bosque dos Buritis possui mais de 90 anos de história. Nesse período o local já passou por diversas revitalizações, sendo a mais recente a de 2019, encabeçada pelo ex-prefeito Iris Rezende junto do então presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Goiânia, Lissauer Vieira.

A história do Bosque dos Buritis está conectada diretamente à história da cidade de Goiânia. Isso porque o local leva o nome de umas das árvores (que também dá nome ao fruto) mais tradicionais do bioma cerrado, o Buriti.

Foto - Alex Martins

Além disso, outro ponto de conexão entre a cidade e o parque está na presença do Monumento à Paz Mundial, arte presente no local.

Quem assina a obra, feita em concreto e ferro, é o artista plástico goiano Siron Franco. Com mais de cinco metros de altura e peso de aproximadamente 50 toneladas, o monumento contem diversas amostras de terra de diferentes países. Até hoje, terras de outros países ainda são adicionadas no monumento.

Em novembro de 2021, faleceu o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende. Por seu trabalho junto à cidade e ao próprio parque, foi criado um projeto de lei que dá ao Bosque dos Buritis o nome do político goiano em forma de homenagem.

Por: Alex Martins

Fonte:https://myside.com.br/guia-goiania/bosque-dos-buritis-goiania-go

Mais Informações (64) 99948-5233