Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 09/09/20 às 07:49:00

Parque das Emas e a preservação do Cerrado.

Parque das Emas e a preservação do Cerrado.
Foto por André Monteiro


André Monteiro

Fotógrafo, escritor, cerradeiro e palestrante

Autor dos Livros “Parque das Emas, no coração do Cerrado”, “Águas de um Cerrado particular”, “Memórias: boiadeiros do Cerrado” e “Notas do Isolamento: quase diário de uma epidemia”
@andremontphoto
www.andremonteiro.org

Criado em 1961, o Parque Nacional das Emas tem 132.642 hectares, segundo o  ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), é a maior área do bioma Cerrado preservada em todo o planeta. Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2001.

Localizado no sudoeste de Goiás, dentro da Região Turística Pegadas no Cerrado, o Parque sintetiza o bioma mais rico em biodiversidade do planeta e o segundo em extensão do Brasil.

A existência de uma Unidade de Conservação da magnitude do Parque Nacional das Emas significa um enorme potencial de turismo para a região, para o Brasil e para o mundo, aumentando a conscientização dos visitantes e de toda população da importância do Cerrado.

O Parque, sem a presença da ocupação humana em seu interior e em estado natural há milhões de anos, hoje enfrenta seu maior desafio, que é o de sobreviver à expansão da ocupação humana no seu entorno.Precisamos potencializar nacional e internacionalmente a visibilidade da região, para despertar nas novas gerações a importância da preservação do bioma Cerrado e alertar para a seriedade da relação da produção moderna com a natureza.

Mais Informações (64) 99948-5233