Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 11/09/20 às 14:01:00

Santa Rita do Araguaia e o Queijo Cabacinha.

Patrimônio Cultural e Imaterial das Nascentes do Araguaia.

Santa Rita do Araguaia e o Queijo Cabacinha.
Queijo Cabacinha - Alex Martins

Santa Rita do Araguaia e o Queijo Cabacinha.

Uma fazenda às margens do Rio Araguaia deu origem à cidade de Santa Rita do Araguaia, no sudoeste Goiano, onde se dá a divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso. Uma estreita ponte, com apenas 29 metros de extensão, na BR 364, separa os municípios de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT.

O Rio Araguaia, que nasce a aproximadamente 100 km acima, no município de Mineiros, nas imediações do Parque Nacional das Emas, desce brando e vai se agigantando, mostrando sua força e beleza logo mais à frente.

Rio Araguaia  Foto Alex Martins

Já na entrada da cidade o queijo cabacinha, um produto de grande atração, em tamanhos variados e muita fartura, obriga os transeuntes a uma pausa na viagem.

É produzido nesse município e também em outros da região das nascentes do Rio Araguaia; promove competividade ao turismo gastronômico e dá sabor à viagem de quem anda por lá.

O Queijo Cabacinha do Araguaia é produzido há quase um século nos municípios goianos de Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Portelândia, Doverlândia e Perolândia, municípios esses pertencentes à Região Turística Pegadas no Cerrado. Também é produzido nos municípios mato-grossenses de Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Araguainha e Ponte Branca, tendo como característica principal a textura fibrosa e o formato de cabaça – fruto de uma planta da família das cucurbitáceas.

Barracas na Rodovia 364 vendendo o Queijo Cabacinha - Foto Alex Martins

A Região se uniu em torno de conseguir a indicação geográfica, mas isso é assunto para outra conversa.

Por Alex Martins

Colaboração Sonea Stival

Revisão: Floripes Brandão (Pite)

Pra saber mais.

https://www.goias.gov.br/servico/72716-regiao-de-nascentes-do-araguaia-reivindica-selo-de-indicacao-geografica-para-o-queijo-de-cabacinha.html

http://www.go.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/GO/regiao-da-nascente-do-araguaia-com-o-apoio-do-sebrae-luta-para-conquistar-indicacao-geografica,0cdf533f43723610VgnVCM1000004c00210aRCRD

Mais Informações (64) 99948-5233