Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 12/09/20 às 10:21:00

Como fazer turismo em tempos de pandemia.

Usando a imaginação.

Como fazer turismo em tempos de pandemia.
Piscinas Naturais na Região do Pinga Fogo em Mineiros - GO - Região Turística Pegadas no Cerrado - Por Alex Martins

Como fazer turismo em tempos de pandemia?

Para a maioria das pessoas fazer turismo é entrar num avião, num carro ou num ônibus e viajar para longe.

Se buscarmos na literatura brasileira, existe até uma separação entre turista, viajante e excursionista. Vários autores descrevem como:

Turista é aquele que vai a um destino qualquer e dorme neste local.

Excursionista é aquele que vai a um destino e regressa no mesmo dia.

Viajante é aquele que vai a um lugar por motivo prefixado, não para conhecer, como viajar a negócio, ou visitar um parente, onde o local não é uma escolha e sim resultado de outro objetivo.

Mas para mim, e divido este conceito com vários outros autores, fazer turismo é fazer algo diferente, é mudar o seu dia a dia, mudar o seu normal. Independe de quanto tempo você se locomove, se dorme ou não fora de sua casa ou mesmo se vai de carro, avião ou caminhando. Fazer turismo é fechar os olhos e pensar: "- O que farei hoje diferente do normal?"

Muitos vão dizer que ir a praia é turismo, mas se pensar no vendedor de sorvete que vive lá não é... outros vão falar que ir para fazenda é turismo, mas como relacionar isto com o produtor rural...

Por isto entendo que existe uma diferença gigantesca em "comprar sorvete" e "ir tomar sorvete". A parte de ingerir um alimento gelado é comum aos dois casos, mas comprar sorvete remete a fazer algo padrão, ir tomar sorvete é sair do cotidiano, é viajar na sua imaginação em uma atmosfera diferente, num outro astral, é fazer turismo.

Com este pensamento, podemos dizer que mesmo em clima de "pandemia" como vivemos, é possível fazer turismo, é importante sair de casa, consumir coisas diferentes, ver coisas com outros olhos e enxergar o novo em tudo, pois o fazer turismo é extremamente importante para que nosso psicológico não entre em "módulo dia a dia"!

Então faça turismo todos os dias, siga as 5 dicas e veja o que acontece com seu humor:

a) Faça um caminho diferente para ir ao trabalho, pode ser mais demorado, mas você vai estar viajando em outros ambientes, conhecendo coisas diferentes que nunca tinha imaginado que estavam tão perto.

b) Tire um foto de algo diferente durante o dia, uma flor, uma escada, com alguém que esteve com você, de um ângulo diferente de sua mesa de trabalho, você vai ver que buscar algo bom para relembrar é sempre gostoso.

c) Conceda a si mesmo o direito de comer algo diferente, uma bala, chocolate, uva, ou mesmo uma pipoca! O gosto do fora do comum é especial.

d) Conte uma história, para um colega, motorista, ou para alguém que simplesmente esteja perto, você entenderá que vai viajar por alguns minutos do dia nesta história.

e) Dê 10 minutos por dia para poder fazer o que quiser, até nada, verá que isto vai te deixar diferente, relaxado e feliz por pelo menos os próximos 50 minutos.

Contabilizando tudo isto, você estará ao menos viajando 15 dias por ano!

Os pessimistas e mau humorados dirão que você está "viajando na maionese", e a resposta a eles é que sim, estamos viajando, fotografando, experimentando, vivendo e recordando de coisas que nos fazem bem.

Estamos fazendo TURISMO todos os dias.

Por: Renato Rudge Perotti

Rally dos Sertões.

www.expedicaosertoes.com.br

@renetoperotti

Mais Informações (64) 99948-5233