Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 06/10/20 às 10:34:00

O que é Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE)

O que é Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE)
Arie - Serra das Abelhas - Foto Mirian Prochnow

Área de relevante Interesse Ecológico (ARIE)

Uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) é uma área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora de uma região. Como uma unidade de conservação de uso sustentável, a ARIE tem por objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

ARIE Floresta da Sicuta - Alouatta Guariba - Foto pode ter direito autoral

Em geral estabelecidas em áreas com menos de 5.000 hectares, podem ser constituídas por terras públicas ou privadas. O uso destas áreas é possível, desde que respeitados os critérios técnico-científicos para a exploração de seus produtos naturais. ARIEs são reguladas através do Plano de Manejo e são proibidas as atividades que possam colocar em risco a conservação dos ecossistemas que protegem.

ARIE São Bernardo - Foto pode ter direito autoral

O objetivo principal das ARIEs é fazer a manutenção dos ecossistemas para as futuras gerações locais. Para cada caso, o uso da área é especificamente regulamentado, e estes não podem colocar em risco a conservação dos ecossistemas locais. Assim, deve existir um conjunto de medidas que estimulem a propriedade e as espécies endêmicas, contribuindo com a harmonia da paisagem natural.

A criação de novas ARIEs pode auxiliar tanto na manutenção de fragmentos de ecossistemas naturais, como no melhor conhecimento de sua dinâmica natural e exploração sustentável dos recursos florestais. As ARIEs fazem parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), através da Lei 9.985 de 18 de julho de 2000, que lhes concede amparo legal, e são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

ARIE Sítio Curió - Foto Celso Oliveira

As ARIEs estão relacionadas diretamente com as diretrizes do desenvolvimento sustentável, por isso devem seguir critérios sólidos para a exploração dos produtos naturais na prática do manejo.

O Vale dos Dinossauros é uma Área de Relevante Interesse Ecológico conhecida mundialmente. Está situada na Paraíba e possui importância no contexto dos sítios paleontológicos por registrar pegadas de dinossauros. Os registros mais importantes foram encontrados dentro da cidade de Sousa, na Bacia do Rio do Peixe, a 420 km de João Pessoa.

ARIE Vale dos Dinossauros, Paraíba - Foto Sousa

No local existem trilhas fossilizadas de quase 100 espécies em 20 níveis estratigráficos diferentes. Destacam-se os pontos da Passagem das Pedras, descobertas no final do século XIX, que representam oficialmente os primeiros indícios de dinossauros brasileiros.

Outra importante ARIE é a Serra da Abelha, localizada no município de Vitor Meirelles, em Santa Catarina. Esta área possui 4.251 hectares e abriga milhares de araucárias centenárias.

ARIE Serra das Abelhas - Foto Miriam Prochnow

Fonte

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/descubra-o-que-sao-e-conheca-principais-areas-de-relevante-interesse-ecologico-arie-brasil/

Mais Informações (64) 99948-5233