Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 26/10/20 às 14:36:00

Parque Estadual Águas do Paraíso

Localizado Em Alto Paraíso de Goiás na Região do Rio dos Couros

Parque Estadual Águas do Paraíso
Catarata dos Couros - Parque Estadual Águas do Paraíso

Parque Estadual Águas do Paraíso (Alto Paraíso de Goiás)

A conservação do Cerrado na Chapada dos Veadeiros será ampliada pela criação do “Parque Estadual Águas do Paraíso”, na Região do Rio dos Couros, um parque com gestão conjunta entre governos estadual e municipal. A reserva abrigará animais e ambientes que deveriam estar protegidos desde os anos 1960. A busca de um desenvolvimento sustentável regional, combate a crimes ambientais e controle de atividades licenciadas.

Cachoeira de Couros Foto pode ter direito autoral

Metade do Cerrado já foi engolida por pastagens e lavouras e as maiores porções do que resta da “savana brasileira” estão em parques e outras poucas áreas protegidas, em parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, no nordeste de Goiás, na Chapada dos Veadeiros e no sudoeste no Parque Nacional das Emas.

Veado Catingueiro por André Dib

Contrariando a onda de ataques a órgãos e políticas ambientais e o apagão na criação de áreas protegidas promovidos pelo governo atual, a região ganhou dia onze de setembro de dois mil e vinte (11/09/20) um parque com 5 mil hectares. Distribuídos em Alto Paraíso de Goiás, na Região Turística da Chapada dos Veadeiros abrigarão grande biodiversidade, entre outros animais, destacamos as onças, antas, lobos, que tem seu ambiente natural, cada vez mais reduzidos, além das imponentes Cataratas do Rio dos Couros.

Paisagem por Laiz Alves

O nome da unidade de conservação, foi escolhido por uma votação promovida no site da SEMAD, onde obteve 39% dos votos.

O volume de investimentos e estudos para a criação do parque e movimentos anteriores pela defesa da região exigiram que o Estado fizesse uma parceria com a Prefeitura de Alto Paraíso para sua gestão, bem como a preocupação com seu entorno e do crescente turismo regional.

 

Este texto teve como base a matéria abaixo:

Veja na íntegra no link.

https://www.oeco.org.br/reportagens/parque-reforcara-protecao-do-cerrado-na-chapada-dos-veadeiros/

Mais Informações (64) 99948-5233