Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 24/11/20 às 09:03:00

Atividade física em plena Natureza

Benefícios e Possibilidades

Atividade física em plena Natureza

Atividade física em plena natureza: benefícios e possibilidades

A atividade física faz parte, sem sombra de dúvidas, da história da humanidade em virtude de considerarmos que ela existe desde a origem do homem pré-histórico, pois ele se movimentava e se deslocava de um canto para outro. Sendo assim, é indiscutível reconhecer que a atividade física proporciona inúmeros benefícios à saúde do indivíduo, bem como não é estranho afirmar que existem diversas possibilidades para praticá-la.

Uma das possibilidades está relacionada ao estreito contato entre sujeito e meio ambiente. Ou seja, quando estabelecemos uma relação íntima com o universo plural e multifacetado da natureza, podemos provocar várias transformações, tanto no aspecto da saúde – por meio da atividade física – quanto em outras dimensões relacionadas à paz, ao equilíbrio emocional, espiritual, entre outros, que a natureza é capaz de oferecer.

Se o corpo humano é capaz de sentir os benefícios que advém das atividades físicas, porque não encontrar na natureza condições para alcançar tais benefícios? As caminhadas, trilhas, passeios, acampamentos e momentos de lazer, com amigos e familiares, são alguns dos bons exemplos que podem contribuir com a melhoria para a qualidade de vida e saúde, considerando que nos tempos atuais as pessoas vivem num tempo acelerado. E nesse tempo frenético da sociedade contemporânea, o tempo dedicado ao trabalho tem cada vez mais contribuído para sufocar/acabar com o tempo destinado ao lazer e à prática de atividades físicas, tão necessários para a promoção e manutenção da saúde.

Portanto, olhemos mais para as possibilidades que existem ao nosso redor, para que possamos aproximar da natureza e dela extrair elementos que colaborem para a nossa qualidade de vida, um deles é a prática de atividades físicas que podem ocorrem nos próprios momentos de lazer, durante as caminhadas e trilhas, por exemplo – e por que não nas cachoeiras, na região do pinga-fogo e por aí vai? São tantas as possibilidades...

 

Evandro Salvador A. Oliveira

“Crossfiteiro, ciclista, viajante, aventureiro e admirador da natureza”

É professor universitário no curso de Educação Física (UNIFIMES), pesquisador, doutor em Educação pela Universidade de Uberaba e doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal.

 

Mais Informações (64) 99948-5233