Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 02/02/21 às 19:05:00

Conheça nossos Parques - Parque Estadual de Paraúna

Serra das Galés e Serra da Portaria

Conheça nossos Parques - Parque Estadual de Paraúna
Foto - André Monteiro

Parque Estadual de Paraúna

Localização

O parque está situado na região noroeste do estado, entre as coordenadas geográficas 16º56' a 17º02' de latitude sul e 50º36' a 50º 42' a oeste de Greenwich, em altitudes que variam de 690 a 890 metros, com uma área aproximada de 3.250 hectares.

Fazem parte a Serra das Galés e a Serra da Portaria, ambos no município de Paraúna,

Locais de beleza cênica única

Foto -André Monteiro

Como chegar

Acesso de carro pela BR-060

Ingressos

Não existe controle ou infraestrutura de apoio à visitação

Onde ficar

A cidade conta com vários hotéis.

Objetivos específicos da unidade

Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Atrações

Em Paraúna são encontradas grandes formações rochosas que conferem peculiaridade ao município. Cercado de mistérios e misticismo, o Parque de Paraúna abriga histórias e lendas contadas pelos moradores das redondezas, que afirmam que a região é visitada ou habitada por estranhos seres. No Vale da Portaria, vestígios de construções muito antigas são encontrados e desafiam a imaginação. Um ponto intrigante é o relógio que marca as horas pela posição do sol. No Rio da Ponte de Pedra, distante 60 km da cidade, a ação das águas formou uma gruta cheia de estalactites e estalagmites de grande beleza e interesse científico.

Foto - André Monteiro

A Serra das Galés, um local místico e bastante procurado por sua beleza onde há estranhas formações rochosas com figuras esculpidas pelo vento ao longo de milhares de anos, que impressionam pela semelhança com animais, pessoas e objetos. É uma espécie de cultura megalítica milenar. São formações em arenito caracterizando figuras como a Pedra da Tartaruga, o Cálice de Pedra, a Esfinge, o Índio, o Lorde Francês, a Máquina de Escrever e outros que podem surgir de acordo com a visão do espectador. Segundo os geólogos a formação rochosa é de idade permo-carbonífera, com cerca de 290 milhões de anos e provenientes de erosão que deu formas tão originais às rochas.

Imagem de Satélite - Google

Relevo e clima

Apresenta um clima tropical. Há muito mais pluviosidade no verão que no inverno. Segundo a Köppen e Geiger o clima é classificado como Aw . A temperatura média anual em Paraúna é 23.8 °C. Pluviosidade média anual de 1495 mm.

Problemas e ameaças

Falta de regularização fundiária.

Fonte: https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_de_Para%C3%BAna

Saiba mais :https://www.guiaturisticodegoias.com.br/cidades-turisticas/31-parauna

Mais Informações (64) 99948-5233