Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 03/02/21 às 18:45:00

Conheça nossos Parques - Parque Estadual da Mata Atlântica

Município de Água Limpa

Conheça nossos Parques - Parque Estadual da Mata Atlântica

Parque Estadual da Mata Atlântica

O Parque Estadual da Mata Atlântica em Goiás está a 247 quilômetros de Goiânia, no município de Água Limpa, próximo da divisa com Minas Gerais, banhado em grande trecho não pelo Oceano Atlântico, mas pelas águas azuis do lago de Corumbá.

Ingressos

O Parque ainda não está aberto para visitação pública.

Objetivos específicos da unidade

Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Foto pode ter direito autoral

Histórico

O Parque Estadual da Mata Atlântica foi criado em 12 de abril de 200 a fim de preservar os resquícios de uma formação vegetal do tipo Mata Atlântica, ocorrente na bacia do Rio Paranaíba, preservando as nascentes, os mananciais, a flora e fauna, as belezas cênicas, bem como, controlar a ocupação do solo da região, permitindo conciliar a proteção da fauna, da flora e das belezas naturais com a utilização para fins científicos, econômicos, técnicos e sociais.

Atrações

Além da beleza cênica característica da Mata Atlântica, o Parque possui uma rica biodiversidade, além de belíssimas trilhas.

Aspectos naturais

O Parque possui cobertura vegetal densa, com árvores retilíneas, altas e de copa robusta. Na lista preliminar de espécies consta a ocorrência de peroba rosa.

Foto pode ter direito autoral

Fauna e flora

A flora do Parque Estadual da Mata Atlântica abriga espécies como peroba, jatobá, angico, ingá, mutamba, coite, tamboril, bingueiro, jequitibá, guapeva, jenipapo e palmito jussara.

A unidade de conservação abriga espécies da fauna raras e ameaçadas de extinção como onças, antas, lobos, catetos, macacos, tucanos, marrecos, curicacas, gaviões, carcarás, garças brancas, perdizes.

Fonte: http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1747

Fale Conosco (64) 9948-5233