Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 11/08/20 às 13:37:00

Região do Pinga Fogo em Mineiros - GO

Formações peculiares e muita natureza.

Região do Pinga Fogo em Mineiros - GO
Morro das Araras - Por André Monteiro

REGIÃO DO PINGA FOGO

Distante 50 Km do perímetro urbano de Mineiros, com acesso pela BR-364 e posteriormente pela GO-341, ambas asfaltadas e bem conservadas, passando pelo vizinho município de Portelândia e fazendo parte da Serra dos Caiapós, encontra-se a Região do Pinga Fogo.  Está numa das maiores altitudes goianas, com uma variação de 700 m a 1.100 m.

Dentro do carro, ainda na estrada, já é possível contemplar a grande e atraente vastidão do vale e suas formações de belezas únicas e diversos formatos, esculpidos pelo tempo no arenito, que montam um cenário maravilhoso. 

Mirante - foto André Monteiro

O nascer do Sol é um espetáculo à parte, sendo indispensável para quem quer encher-se de energias positivas; e conta com vários mirantes para sua apreciação. É indispensável programar-se para acompanhar esse energizante momento.  Uma boa ideia é tomar seu café da manhã num mirante aguardando o Sol se apresentar.

Nascer do sol - foto André Monteiro

Ainda pela rodovia, passando pela vila da Mirtolândia, segue-se em direção à primeira atração, localizada bem ao lado da rodovia, a Pedra Aparada, que com sua formação peculiar, como o nome já mostra, contém fendas e grutas esculpidas no arenito, além de várias lendas que invadem a imaginação popular.

Pedra Aparada - foto Valdeir Rodrigues


 

Gruta Casa de Pedra - foto André Monteiro

Adentrando-se pela estrada de terra rumo ao centro da região, seguimos em direção ao Assentamento dos Sem Terra, onde estão localizadas várias pequenas propriedades. Ao passar pela fazenda do nosso amigo Toquinho, que fica à beira da estrada_vale ressaltar que as estradas estão sempre bem conservadas e carros pequenos têm acesso tranquilo_ somos tentados a dar uma parada; dali podemos apreciar mais de perto e ter uma visão de outro ângulo do vale e de suas elevações.

Mirante - foto Pablo Regino



Continuando o passeio, dentro do carro mesmo, vamos passando próximo às elevações que caracterizam a região: Morro das Araras", Morro do Navio “Morro do Cachorro Deitado”, “Morro do Chinês”, “Morro Dois Irmãos”. 

 Morro dois Irmãos - foto André Monteiro


                               

A região também é rica em água, dá origem e é cortada pelos Rios Formiguinha, Ribeirão Grande e Matrinchã; conta ainda com inúmeros córregos e diversas cachoeiras, transformando o local numa excelente opção para várias atividades, como a realização de trilhas, subida aos morros, banhos, observação e contemplação de aves. 

Cachoeira do Mazaropi - Foto André Monteiro

Para o público mais aventureiro existem trilhas de diversos níveis de dificuldade, podendo caminhar até os pontos mais altos da região.  A rede de trilhas é bem grande, mas essa aventura só deve ser feita na companhia de um guia que conheça bem a região. Excelente passeio para os amantes da fotografia. 

Trilha do Morro da Mangaba - Foto Trilhas do Cerrado - Alexandre

 

Para aqueles que querem maior tranquilidade existem locais para contemplar, ou tomar banho em piscinas naturais de água cristalina; e, para quem adora uma boa imagem, tem o safári fotográfico por toda a região. 

Piscinas Naturais - Por André Monteiro

Vale Encantado - Por Joelma Cardoso

Existem na localidade pequenas propriedades rurais, tendo como fonte econômica a agricultura familiar e o turismo de base comunitária. Lugar propício para o ecoturismo, que pode ser feito por público de todas as idades. Podendo até apreciar uma comidinha caseira e adquirir produtos variados que são produzidos e vendidos por eles, como farinha, castanha de baru, melado, rapadura, frango caipira, porco caipira e diversos tipos de queijos, com destaque para o Queijo Cabacinha.

Alex Martins Cardoso

Administrador, Diretor Executivo do site,

Diretor de Marketing da Associação Turística Pegadas no Cerrado

Superintendente de Turismo de Mineiros - GO

Fale Conosco (64) 9948-5233