Uruana

Região do Ouro e Cristais

Uruana

Maior produtor de melancia de Estado, cuja produção é exportada para vários Estados brasileiros, Uruana teve sua origem no povoado fundado em 1938 por José Alves Toledo. Banhado pelo rio Uru, o município tem uma população formada basicamente de mineiros e baianos, além de grande número de colonos que não conseguiram se fixar na Colônia Agrícola Nacional que foi instalada na região.
Registrando um crescimento rápido e ordenado, em 1940 Uruana começou a ganhar contornos de município. O fundador doou 100 alqueires de terras á Arquidiocese de Goiás para que fosse constituído o patrimônio.
Em 31 de dezembro de 1943 o povoado ganhou o status de Distrito pertencente ao município de Jaraguá. Cinco anos após, em 14 de setembro de 1948, foi elevado a município.
Uruana, localizado as margens da GO-3, está a 185 quilômetros de Goiânia. A melancia é a base econômica do município que anualmente realiza uma das maiores festas populares do interior. A Festa da Melancia é uma tradição não só de Uruana como do próprio estado. Ela atrai gente de todas as regiões, incluindo empresários em busca de negócios.

fonte: cidadesdegoias.bom.br

Fale Conosco (64) 9948-5233