Cachoeira Dourada

Região Lagos do Paranaíba

Cachoeira Dourada

Cachoeira Dourada, antes distrito de Itumbiara, município de seu estado do qual é vizinho,[6], a vila se formou as margens do Rio Paranaíba, de onde os moradores da região retiravam seu sustento que era a base da pesca. Mas o nome da cidade se deve a que até a década de 50 existia uma linda cachoeira, que segundo relatos de moradores da época, se podia ouvir o som da cascata ao longe, e o "dourada" se refere ao reflexo do sol no vapor da água que caia da cachoeira formando um arco-íris e também grande quantidade de dourados que se podia pescar na época. Quando o presidente Juscelino[7] anuncia a criação de Brasília[8], então se começa a construção de uma usina hidrelétrica para prover energia à então futura capital. Hoje a usina hidrelétrica ocupa o lugar da então Cachoeira Dourada.

O município também é conhecido desde a década de 70 pela descoberta de suas águas termais. Nessa época o Sr Mário Gomes contratou uma empresa para a perfuração de um poço artesiano para abastecer a demanda de água de seu hotel. E durante a perfuração, uma broca quebrou ao chocar-se com uma rocha. Insistente, o Sr Mário insiste em continuar com a perfuração, e logo em seguida os trabalhadores e as pessoas que estavam no local foram surpreendidos com o acontecido: um jato de água quente e de sabor salobro jazia de do poço artesiano. O sr Mário Gomes então investe e constrói uma piscina no local, começando assim uma história de turismo na cidade.

Em 1982, atendendo a um anseio da população cachoeirense, o após plebiscito, o distrito é emancipado e sobe a categoria de município.(Wikipédia)

Fale Conosco (64) 9948-5233