Paraúna

Serra da Portaria

Serra da Portaria

Localizada no Parque Estadual de Paraúna, a serra dista em torno de 38km da cidade e a origem do nome se deu pelo fato de em suas escarpas existirem supostos portais lacrados, como se alguém tivesse fechado as entradas usando rochas. É um conjunto de montanhas que impressiona pela imponência, que chega a 120m de altura em alguns pontos.

Falam de uma energia captada e sentida pelos visitantes que sobem a serra da portaria e se posicionam sob uma estrela que foi intrigantemente traçada na pedra, não se sabe há quanto tempo, nem mesmo como essa estrela, dentre outras figuras enigmáticas, foram desenhadas lá, mas dizem que essa energia é sentida principalmente nos meses de junho e julho de cada ano.

O atrativo é ideal para a contemplação e prática de esportes radicais. Para subir a serra, o visitante deve estar disposto a enfrentar quatro horas de caminhada por uma trilha de médio grau de dificuldade.

 É um contraforte montanhoso que impressiona por sua imponência e, segundo Alódio Tovar, chega a alcançar até 120 metros de altura. Seu nome está ligado a existência de inúmeros portais “lacrados” em diversos pontos de toda a sua extensão. Não nos foi possível aproximar dela por vias comuns, pois deveríamos empreender uma longa caminhada até sua base. Por isto não tivemos oportunidade de observá-la nos seus detalhes e nos aproximar de seus janelões e grutas. Segundo o pesquisador Tovar, que lá residiu, ela possui um túnel aberto, logo abaixo do que é chamado de grande janela, bem no alto, que liga o topo da montanha a uma galeria escavada no interior da rocha viva na montanha. A menção desta Serra por D. Virgilina, já nos deixa pensativo sobre o que ela possa significar naquela região e o que ela possui em seu interior.

Porém, nossa viagem não foi completa. O pesquisador Alódio Tovar encontrou numa outra fazenda a cerca de 80 km de Paraúna, uma grande formação rochosa, sob a qual havia uma gruta contendo estranhas e enigmáticas figuras. Infelizmente, não conseguimos encontrá-la para que pudéssemos analisar aquelas formações na rocha que, para ele, se tratavam de um grande enigma e de uma grande revelação sobre o passado de nossa terra.

Contrucoes de pedras e outros vestigios de antigas civilizacoes que podem ter ligacoes com os povos maias e incas, ao pé da Serra há um salto que forma uma pscina natural, adequada para banho.

Mais Informações (64) 99948-5233