Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 29/10/20 às 14:38:00

Parabéns Mineiros

Cidade Feliz. Berço do Araguaia.

Parabéns Mineiros
Trevo de Mineiros - Foto Alex Martins

Mineiros 82 anos.

"Mineiros, município da Região Turística Pegadas no Cerrado tem ecoturismo forte e contempla uma variedade de atividades:

O Parque Nacional das Emas é uma unidade de conservação (Patrimônio Mundial - UNESCO) que abriga campos, veredas, matas ciliares e rica fauna, oportunizando ao visitante conhecer um misto de atividades (passeio pelas trilhas, birdwatching, passeio de bote, ciclismo...).

A paisagem do cerrado no Parque ganha luz noturna nos meses de outubro e novembro com o advento de um fenômeno único no nosso país, a Bioluminescência, período em que os cupinzeiros, que são em grande quantidade, são invadidos por vagalumes que levam luz, criando mais um espetáculo de incomparável beleza junto à natureza, o raríssimo fenômeno acontece ali, dando um destaque especial ao nosso ecossistema.” (Sonea Stival)

Campo Limpo no Parque Nacional das Emas - Foto André Monteiro

Mineiros também é o berço do Rio Araguaia, que ali nasce e desce banhando todo o estado, sendo de fundamental importância para toda a população.  Por onde passa esbanja imponência, beleza e vida. Na região se encontra um divisor de águas de nosso País, dando origem a várias nascentes que abastecem as Bacias Hidrográficas do Araguaia/Tocantins, Paraguai e Paraná. Daí podemos ter uma ideia de como é importante preservar essa região e esse gigante, que é uma grande torneira abastecendo a maioria das regiões do País..

Nascentes do Araguaia - Foto André Monteiro

Temos a Região do Pinga Fogo, com uma paisagem linda, cheia de morros peculiares, onde podemos destacar a Pedra Aparada, Morro do Navio, Morro Dois Irmãos, Morro das Araras, além de incontáveis cachoeiras, leitos d’água, poços de características únicas. Local propício para os aventureiros, principalmente para quem gosta de trilhas ao ar livre, com diversos níveis de dificuldades.

Região do Pinga Fogo - Foto João Machado

A Região de Pilões, que tempos atrás era visitada por centenas de pessoas, mensalmente, para usufruir do poder medicinal de suas águas e de seu barro utilizado para fins terapêuticos. As gerações mais antigas com certeza a conheciam e se lembram do quanto era apreciada. Após um grande hiato volta a ser importante atrativo e vem com força total com a implementação de um Balneário, que já está em fase adiantada de construção. Esse arrojado empreendimento irá atender novamente nossa população e de todo o País, incrementando nosso turismo.

Balneário Águas de Pilões - Foto Alex Martins

O Cedro, importante assentamento Quilombola, abriga até hoje mais de 100 famílias, que resguardam em sua comunidade as história de suas lutas e de sua cultura, conta com um laboratório de plantas medicinais de reconhecimento nacional.

Residência tradicional na Região Quilombola do Cedro - Foto Alex Martins

O Agronegócio pujante garante desenvolvimento e grande movimentação na nossa estrutura hoteleira e gastronômica. Destaca-se pela tecnologia, grande produtividade e variedade, ressaltando-se a soja, o milho, gado de corte, de leite, agroindústrias de aves e derivados da cana de açúcar.

Lavoura de Soja - Foto André Monteiro

Terra que também produz o queijo cabacinha, um tipo de queijo característico dessa região do Vale do Araguaia, que caminha a passos largos para seu reconhecimento pela indicação geográfica. O IG confere qualidade, credibilidade e autenticidade ao produto da região que, se registrado, passa a ser reconhecido nacionalmente e assegurado por proteção jurídica.

Queijo Cabacinha - Foto Alex Martins

A Educação tem seu destaque na qualidade do ensino básico e nas faculdades com mais de duas dezenas de cursos sendo oferecidos, o que traz para Mineiros um incremento de muitos estudantes e professores advindos de outras cidades e estados. Aqui se destacam dois cursos de Medicina.

Centro Clutural Santo Agostinho - Foto Alex Martins

A Saúde também colabora com o incremento de nosso turismo, sendo essa responsável pela primeira movimentação nesse sentido, acontecido que se deu nos anos 50 e 60, onde médicos se destacaram e com isso atraiu pessoas de várias regiões do País, principalmente Mato Grosso e Rondônia, como também das cidades vizinhas, que se deslocavam, muitas vezes em caravana, para se consultarem e se tratarem em Mineiros. Hoje ainda mostra sua força principalmente por manter uma saúde pública de alta qualidade, se destacando-se em todo o estado.

Hospital Samaritano - Foto pode ter direito autoral

Mineiros sempre foi acolhedora e muito limpa. Hoje com asfalto em 98% da cidade, caminhando para atingir 100%, mesmo índice de água e esgoto, que serão em pouco tempo totalmente tratados. A cidade tem também muitas praças e locais de passeios, prática de esporte e lazer ao ar livre, em breve contará também com uma grande rede de parques ambientais dentro do perímetro urbano.

Praça José de Assis - Foto Alex Martins

Parabéns Mineiros!  Nesse 31/10/2020, 82 anos de respeito à população. Sempre de braços abertos para receber o visitante, seja temporário ou que aqui estabeleça residência. Terra de gente simples, alegre e companheira!

Texto Alex Martins

Colaboração Sonea Stival

Revisão Pite Rezende

Mais Informações (64) 99948-5233