Formosa
Salto do Itiquira - Foto Secretaria de Turismo de Formosa

Região das Águas e Cavernas do Cerrado

Formosa

Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paranã, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de malária assolou a região. Com medo da doença, tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais acampavam na região onde hoje está localizada Formosa.

O povoado foi batizado de Arraial dos Couros em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar. A criação do município de Formosa deu-se em 1º de agosto de 1843, com o nome de Vila Formosa da Imperatriz, posteriormente sendo alterado para Formosa.

Hoje, com 177 anos, Formosa vem se destacando no ramo do turismo, marcando grande presença em blogs e sites de viagens conceituados. Foi eleita uma das 10 melhores cidades turísticas de Goiás, em pesquisa realizada este ano pelo Guia Curta Mais. Distante apenas 80 km de Brasília-DF e 280 km de Goiânia (capital do Estado de Goiás), Formosa é dona de muitas belezas naturais e exatamente por isso vem sendo cada dia mais procurada por turistas de todo o Brasil e de outros países. A facilidade de estar próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, faz destino certo para quem chega de avião e aluga um carro para conhecer a região.

Texto: Pâmella Miranda

Fale Conosco (64) 9948-5233