Formosa

Buraco das Andorinhas

Buraco das Andorinhas

Localizada em uma reserva particular da APA do Cafuringa, o buraco é cercado por mata nativa e ao fundo da gruta há uma surpresa mais que agradável: uma lagoa de água fresca e cristalina, propícia para mergulho e diversão.

O caminho até lá é através de uma trilha escorregadia, por isso é recomendado o acompanhamento de um guia especializado. Por medidas de segurança é importante que o visitante use calçados com sola de borracha e roupas leves.

Com quase 250 metros de profundidade e 60 de largura, os praticantes de rapel também não saem de lá.

Curiosidade: a cratera surgiu a partir do afundamento do teto de uma grande gruta – resultado da ação da água sobre o terreno de calcário, o que dissolveu seus componentes com o tempo. No que diz respeito à origem e formação geológica, ela é semelhante ao Buraco das Araras – no entanto, tem características próprias como abertura menor, forma bem circular e presença de uma pequena mata ao seu redor. Localizada sobre um pequeno morro, a gruta se torna um lugar propício para a prática de rapel. Sua lagoa é o dobro do tamanho da que existe no Buraco das Araras.

Não é a toa que Formosa foi eleita a oitava melhor cidade turística do estado de Goiás. A cidade tem motivos de sobra pra ser desbravada pelos aventureiros que gostam de sentir a adrenalina na pele.

Infelizmente o atrativo está fechado para turistas comuns, o proprietário definiu que só aceitará o turismo para pesquisas e estudos, para melhor preservação do patrimônio.

Referência/Fonte: https://fuja.com.br/listing/buraco-das-andorinhas/

Mais Informações (64) 99948-5233