Formosa

Salto do Itiquira

O SALTO DO ITIQUIRA é uma queda D'água de 168 metros de altura, localizada em Formosa, interior do estado de Goiás, próxima a Brasília.

Sendo a oitava maior do Brasil e a mais alta de fácil acesso, a queda está dentro de uma área protegida: o Parque Municipal de Itiquira. Forma-se, em sua base, um poço, porém, não é permitido o banho, pois a força da queda d'água é muito forte. Logo abaixo, no rio, há outros poços com pequenas cachoeiras, onde é possível o banho. Depois do salto, o rio forma uma sequência de cachoeiras, corredeiras e poços, cobertos por uma densa floresta.

Possui várias nascentes de água mineral e, fora do parque, um clube, restaurante, bares, lanchonetes, área de camping, piscinas de água corrente, hotel e chalés. A entrada no parque é cobrada. É extremamente comum a prática do rapel na região, em razão da altura dos paredões.

Se o tempo estiver ensolarado, forma-se um gigantesco arco-íris em volta da cachoeira. Nas trilhas ecológicas, é possível se contemplar as belezas da natureza, as piscinas naturais e o pôr do sol. O clima na região é de duas estaçõesː a seca - que vai de abril a setembro; e a chuvosa - de outubro a março. As temperaturas chegam aos trinta graus, mas, durante a noite, acontecem baixas, caindo para aproximadamente 14 graus.

As estradas de acesso são boas, pavimentadas em pistas duplas por quase todo o trajeto pela BR 020, que faz a divisa entre Distrito Federal e Goiás. Os trechos são bem sinalizados com placas indicativas.Ficando a 32 kilometros de Formosa.

Existem agências de turismo que promovem passeios ao local. Alguns hotéis ficam localizados na região, próximos à cidade de Formosa.

 

Mais Informações (64) 99948-5233