Região Turística Chapada das Emas

Região
Turística Chapada das Emas

"Descubra a Nova Região Turística do Sudoeste Goiano que Vai Além da Imaginação!"

Imagine- se em um lugar de contrastes, em que o planalto que se ergue até 1050 metros de altitude, termina abruptamente na serra do Caiapó, formando belíssimas encostas, dando origem a um enorme divisor de águas, onde para um lado correm afluentes do Rio Paranaíba e para o outro, os do Rio Araguaia.

Imagine-se em um lugar onde a natureza preservada transmite tranquilidade e  paz.  À medida que o sol se põe, a magia acontece com milhões de minúsculos organismos iluminando o Cerrado, contrastando com o céu noturno, em uma exibição espetacular e única. O fenômeno da bioluminescência acontece nesse cenário fascinante do Parque Nacional das Emas, declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Um lugar de uma beleza incomparável, que abriga uma grande variedade de aves, veados, lobos guarás, onças-pintadas, tatus, dentre outros, que podem ser observados em passeio de carro safári. O Birdwatching é uma opção para os amantes de aves enquanto o Cicloturismo, Boia Cross e Passeio de Bote Inflável para os mais aventureiros.

 

 

Imagine-se caminhando por trilhas até chegar aos sítios arqueológicos com mais de 11 mil anos,  e contemplar incríveis paredões de arenito repleto de pinturas rupestres . Um verdadeiro tesouro deixado pelos nossos antepassados. Os traços impressionantes dessas obras te transportarão para uma outra época, quando homens e animais conviviam em uma outra dinâmica.

 

Agora feche os olhos e sinta a energia ao seu redor, enquanto os pássaros cantam em perfeita sintonia, ao longe, você ouve o som das águas do Rio Araguaia nascendo, fluindo com vigor e beleza, dando vida a tudo que encontra pelo caminho. Passando pelo majestoso Cânion do Rio Araguaia a viagem continua em rafting ou canoagem, navegando por corredeiras. Enquanto isso, você tem a oportunidade de presenciar nos belíssimos paredões rochosos as margens do rio, a beleza estonteante das cachoeiras de águas cristalinas de seus afluentes e nadar nas piscinas naturais. Ao fim, o Rio Araguaia volta a fluir suavemente, convidando-o a explorar suas belezas e descobrir os segredos escondidos no seu curso.

 

Imagine-se explorando trilhas, admirando a fauna e flora abundantes, algumas espécies endêmicas, isto é, espécies que só existem nessa região, tendo uma experiência inesquecível nessas formações rochosas em que a cada trilha percorrida, ou a cada mirante alcançado, uma nova cachoeira surge no horizonte, convidando-o para um mergulho refrescante que transmite uma energia contagiante e revigorante. O Salto Paraguassú, Salto São Domingos, Cachoeira Sta Helena, Cachoeira Couto Magalhães e muitas outras, também fazem parte dessas paisagens.

 

Imagine-se em meio a tudo isso, você tendo a chance de aprender mais sobre a história e as tradições desse povo acolhedor, mergulhando na cultura local. Deixando-se envolver pelo som e pela alegria das festas tradicionais, que celebram a religiosidade, a música e a gastronomia típica da região.

 

Aliás, quando a fome bater e o aroma da comida típica invadir as narinas, aguçando o paladar, você provará os sabores mais autênticos da cultura local, das comidas típicas e dos temperos regionais. Cada dia é uma nova aventura, repleta de sabores, texturas e experiências e memórias inesquecíveis. Você pode se deliciar com o saboroso queijo cabacinha, acompanhado de um suculento frango caipira com guariroba. Sem deixar de experimentar o exótico pequi, com seu sabor inigualável. Ao final do dia, saboreie uma deliciosa pamonha com queijo ou linguiça, e renda-se à beleza e à diversidade dessa região.

 

Imagine-se em total imersão na cultura e tradições afro-brasileiras visitando as comunidades quilombolas, como a do Cedro, um povo cerradeiro que usa do seu conhecimento sobre a fauna do Cerrado para produzir remédios, além das riqueza das suas expressões culturais como danças, músicas, culinária e artesanato. Verdadeiros guardiões da cultura afro-brasileira! Merecem nosso respeito, reconhecimento e valorização.

 

Imagine-se tendo a oportunidade de visitar um dos assentamentos da reforma agrária, composto por camponeses, agricultores familiares e suas famílias que produzem  alimentos e tiram da terra o seu sustento. Encontrando alguns assentados  especializados no turismo de base comunitária, oferecendo um turismo de experiência e gastronômico.

 

E se eu disser que essa região existe e se chama Chapada das Emas, uma região composta de dez municípios de tirar o fôlego localizados no sudoeste goiano. Essa jóia revela maravilhas como: o Parque Nacional das Emas, a imponente Serra dos Caiapós, as nascentes e o Cânion do Rio Araguaia, sítios arqueológicos com mais de 11 mil anos, o Pinga Fogo com suas Serras, Morro do Gigante, APA do Encantado, Quilombola do Cedro, centenas de cachoeiras entre elas o Salto Paraguassú,Salto São domingos, cachoeira Santa Helena e muito mais.

 

Além das belezas naturais existem diversos eventos de manifestações culturais além dos elementos gastronômicos como: pamonha, queijo cabacinha,  baru, frango com guariroba, pequi,  linguiça,  rapaduras, doce de leite, etc.

 

Se você está procurando aventura, relaxamento ou simplesmente uma chance de se reconectar com o mundo natural, esta região certamente o deixará admirado e ansioso por mais. Não precisa apenas imaginar, aventure-se e encante-se!

Texto : Nélio Carrijo

Revisão: Deborah Irineu

Conheça as cidades

Mais Informações (64) 99948-5233