Região da Estrada de Ferro
Foto André Monteiro

Região
da Estrada de Ferro

Região Turística da Estrada de Ferro

Um passeio bucólico, com cara de antigamente, vai ser, em breve, uma opção para quem visita Goiás. O Trem Turístico vai passar pelas estações de cidades e povoados. Em arquitetura Art Déco, as ferroviárias foram quase todas restauradas, e estão prontas para fazer parte deste projeto que cria um novo produto para incentivar o Turismo.

A ideia é aproveitar os trilhos como saída para os problemas financeiros, aumentar a oferta de emprego e incrementar a valorização da cultura, das artes, do folclore, da gastronomia, do artesanato e da música, segundo o presidente do Fórum de Turismo da Região da Estrada de Ferro, Valdir Antônio Rosa, que é o secretário de Turismo e Cultura de Silvânia. Valdir disse que o plano está em fase de viabilidade técnica.

Para que tudo funcione, Bonfinópolis, Catalão, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia, Urutaí e Vianópolis, que fazem parte da Região Turística da Estrada de Ferro, além de Senador Canedo, Caldazinha e dos povoados de Ponte Funda e Caraíba, se comprometeram a restaurar prédios históricos, instalar sinalização turística e placas informativas sobre os atrativos nas rodovias e a fazer melhorias na infraestrutura de acesso, para garantir o sucesso do projeto.

Contação de estórias dentro do vagão, os melhores doces típicos, a cachaça famosa, o alimento regional, as festas tradicionais, o artesanato singular, a arquitetura de época no casario, bibliotecas e igrejas, as belezas naturais, maravilhas que Goiás tem a oferecer, vão desfilar diante dos olhos do turista pela janela da locomotiva. Em algumas cidades, o visitante poderá viver a experiência única de se hospedar na casa dos moradores.

A criação do novo produto para atrair as pessoas, com o Turismo voltado para a nossa cultura, história, culinária e artesanato, conta com o apoio da Goiás Turismo.

Conheça as cidades

Cidades Turísticas

Conheça as cidades turísticas da Região da Estrada de Ferro

Fale Conosco (64) 9948-5233