Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 30/09/20 às 09:47:00

O Caminho dos Veadeiros

Uma Trilha de Longo curso no Coração do Brasil

O Caminho dos Veadeiros

O Caminho dos Veadeiros

Uma Trilha de longo curso de 480 km de extensão, com aproximadamente 30% do percurso já implantado. Partindo de Formosa e chegando em Cavalcante, contemplando pedestres e ciclistas.

Caminho dos Veadeiros é uma Trilha de Longo Curso (TLC) para TREKKING e CICLOTURISMO que integra o Caminho dos Goyazes, no âmbito da Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade. Com extensão prevista de 483 km para trekking e duas rotas para cicloturismo – ambas com mais de 400 km – seguindo no sentido Sul-Norte, tem seu ponto de início no município de Formosa, passando por Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d´Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante, sendo os quatro últimos parte da Região da Chapada dos Veadeiros, que dá nome à trilha e inspira a marca da sinalização.

Sinalização da Trilha - Foto pode ter direito autoral

Criada em 2018, a pegada partiu do molde da pegada de bota, padrão estabelecido para as sinalizações das trilhas do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. O caráter regional está representado na pegada pelos seguintes elementos: a flora representada pelos galhos tortuosos do cerrado; a fauna pelo veado; as paisagens pelo clássico Morro da Baleia; e a barraca, que reforça a direção indicada.

Ciclismo pela trilha - Foto pode ter direito autoral

Informações Gerais

A trilha Caminho dos Veadeiros conecta trilhas, estradinhas e estradas que acompanham o dinâmico relevo da Serra Geral do Paranã e toda a sua variedade de paisagens e visuais, se tornando uma das trilhas mais cênicas do Brasil. A beleza do Cerrado, a imponência das cachoeiras e a simpatia e hospitalidade goiana farão dessa uma trilha e experiência únicas para o viajante, que poderá vivenciá-la a pé ou de bicicleta.

Trilha feita por caminhante ´Foto pode ter direito autoral

Percorrendo um dos mais importantes eixos de conexão de paisagens do Cerrado brasileiro, com a missão de conectar pessoas à natureza e à cultura local, está intrinsecamente ligado aos objetivos da Reserva da Biosfera do Cerrado pelo programa MAB – Homem e Biosfera da UNESCO. Inspirado em outras trilhas de longo curso no Brasil e no mundo, o Caminho dos Veadeiros será instrumento de lazer e recreação, de geração de emprego e renda e de conservação, conectando Unidades de Conservação (APA do Planalto Central, Parque Municipal do Itiquira, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, APA do Pouso Alto e RPPNs) e consolidando um grande corredor ecológico entre o Distrito Federal e a Chapada dos Veadeiros de forma a proteger paisagens, espécies e serviços ecossistêmicos.

Siga essa pegada:

Como Chegar:

Terminais Rodoviárias mais próximos: Formosa; São João d´Aliança; Alto Paraíso de Goiás; Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (BSB).

Unidades de Conservação

  • APA do Planalto Central,
  • Parque Municipal do Itiquira,
  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e
  • APA do Pouso Alto.

Municípios em Goiás: Formosa, Planaltina de Goiás, Água Fria de Goiás, São João d'Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante.

Fonte: http://www.redetrilhas.org.br/w3/index.php/as-trilhas/trilha-regional/caminhos-dos-veadeiros

Mais Informações (64) 99948-5233