Blog

Confira as notícias, novidades e curiosidades sobre turismo

Publicado em 02/10/20 às 09:12:00

Região Turística Pegadas no Cerrado

Deixe suas pegadas

Região Turística Pegadas no Cerrado
Ponte sobre o Rio Formoso - Parque Nacional das Emas - Foto Pablo Regino

Região Turística Pegadas no Cerrado

Venha conhecer as belezas e deixar suas pegadas nessa Região.

Com uma grande e variada concentração de atividades de ecoturismo, turismo de aventura, belezas naturais incontáveis, tradição, cultura, gastronomia, essa Região encontra-se no interior do Brasil, basicamente no Sudoeste do estado de Goiás.

Composta por 16 cidades, cada uma apresenta belezas e encantos particulares. No Guia Turístico de Goiás você pode pesquisar, através de seu celular, computador, iPad... e descobrir esses encantos, que tem como destaque o Parque Nacional das Emas (Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO) situado em sua maior extensão no município de Mineiros, mas com partes também em Chapadão do Céu, cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano do estado), onde a qualidade de vida e o pujante agronegócio é um destaque. Perto dali, Serranópolis, com sua natureza exuberante, evidenciando-se as pinturas rupestres datadas de 11.000 anos atrás, onde foi encontrado o esqueleto mais antigo das américas. A cidade tem um sítio arqueológico maravilhoso, que nos permite viajar pelo tempo.

Entardecer no Rio Formoso Parque Nacional das Emas - Foto pode ter direito autoral

 

Mineiros, segundo município em extensão no nosso estado, faz parte de um importante divisor de águas; nascem em suas regiões águas que alimentam bacias hidrográficas distintas (Bacia do Prata e Amazônica), sendo também o berço das Nascentes do Rio Araguaia, rio símbolo do nosso estado, jorrando suas águas em direção a Santa Rita do Araguaia, a primeira cidade banhada por esse majestoso rio. Ali, pode-se apreciar o Queijo Cabacinha, uma iguaria de algumas cidades de nossa região, mas com presença marcante em Santa Rita.

Queijo Cabacinha - Foto Alex Martins

Nascente 3 do Rio Araguaia - Lagoa Azul - Por Valdeir Rodrigues

Perolândia, onde houve a passagem e confronto com os revoltosos (Coluna Prestes), fazendo parte da história. O Rio Claro, com suas praias, cachoeiras e locais de pesca,  faz a divisa com o município de Jataí, que se destaca com seus belos parques no perímetro urbano, inclusive um que homenageia JK (Memorial JK), pois foi ali que ele anunciou a construção de Brasília, durante sua campanha eleitoral em 1955, sendo um marco para Jataí e nossa região.  Outro destaque são suas águas termais, um potencial turístico que atrai pessoas de diversos lugares: a cidade oferece uma ótima estrutura para descanso e lazer.

Memorial JK - Foto Prefeitura de Jataí

Caiapônia, localizada no Sudoeste, e uma das mais antigas cidades do estado, é um paraíso das Cachoeiras, Junto com Piranhas, cidade próxima, oferecem incontáveis quedas d’água, de águas límpidas e belezas estonteantes, e outras atrações como os morros e serras.  Mais acima faz divisa com o Município de Bom Jardim de Goiás ostentando sua estátua de Nossa Senhora Aparecida, motivo de peregrinações e festejos que dão força ao turismo local.

Complexo de cachoeiras Santa Helena em Caiapônia - Foto Alex Martins

Paraúna, cidade próspera, também de belezas incontáveis, vem se destacando pela produção de vinhos de qualidade em pleno Cerrado, com grandes parreirais e indústria sólida no segmento.  Abriga histórias e lendas, e conta com inúmeras atrações naturais, onde se destaca a Muralha de Pedra, motivo de estudos pelo IPHAN.  Tem ainda as vizinhas cidades de Aurilândia, terra das Guarirobas, e Jandaia, de tanta tradição nas suas festa Juninas.

Cachopeira do Cervo em Paraúna - Foto Thiago Moura

Rio Verde é a grande força econômica da Região, com destaque para a realização da Tecno Show, uma das maiores Feiras agroindustriais do Brasil, onde também destaca-se o povoado de Ouruana, Ao lado encontram-se as cidades de Maurilândia, surgida pela força do garimpo, e Turvelândia, terra produtiva, cujo nome teve a influência do rio Turvo, existente nas proximidades. Assim, completamos a viagem por nossa região.

Venha deixar suas pegadas, nosso povo hospitaleiro aguarda sua visita.

Por Alex Martins

Revisão Pite Rezende

Mais Informações (64) 99948-5233