Notícias

Publicado em 28/01/21 às 10:07:00

Guias de Turismo já podem se cadastrar em cursos de Atrativos Culturais

Serão ofertadas 278 vagas para as Regiões Norte e Centro Oeste

Guias de Turismo já podem se cadastrar em cursos de  Atrativos Culturais

Guias de Turismo já podem se inscrever em curso de qualificação em atrativos culturais das regiões Norte e Centro-Oeste

Inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (25.01) e seguem até 05 de fevereiro. Ao todo, serão ofertadas 278 vagas

O Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Tocantins (UFTO) abriram, nesta segunda-feira (25), as inscrições para o curso gratuito de Especialização Técnica em Atrativos Culturais em Turismo das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil (Anctur). Voltado para Guias de Turismo, o objetivo é aprimorar competências destes profissionais e proporcionar experiências ainda mais ricas aos turistas que buscam conhecer a cultura brasileira. Ao todo, serão ofertadas 278 vagas para Guias de Turismo Regionais.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de fevereiro. O processo seletivo será por sorteio e a publicação do resultado da seleção ficará disponível no site da Anctur. Podem participar Guias de Turismo que atuam nos 10 estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país e no Distrito Federal e que estejam habilitados como “Guia Regional” no Cadastur, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.

Para se inscrever acesse AQUI.

O curso será realizado no período de 15 de março a 04 de outubro de 2021, e contará com certificação ao final. Com carga horária de 200h, o formato será híbrido: 160h na modalidade de ensino a distância (EaD) e 40h de aula prática.

O conteúdo será dividido em quatro módulos, envolvendo desde conceitos básicos de turismo, lazer e hospitalidade até a operação e gestão dos atrativos culturais, incluindo formatação de produtos, roteiros e planos turísticos. Também serão abordadas as tendências do desenvolvimento do turismo, como sustentabilidade e qualidade nos serviços turísticos, marketing e bens culturais, economia criativa, inovação e empreendedorismo social.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade, William França, destaca o papel do curso para promoção do turismo brasileiro. “A qualificação do setor de turismo é fundamental para alavancar o turismo local e ampliar o desenvolvimento econômico de uma região. Uma vez que os serviços e experiências ofertados tornam-se melhores, também passam a ser mais procurados”, avalia.

ATRATIVOS NATURAIS E CULTURAIS – Os cursos fazem parte de uma série de capacitações que serão realizadas neste ano em atrativos culturais e naturais brasileiros. Para isso, o Ministério do Turismo firmou parceria com quatro institutos federais de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Nordeste), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Sudeste), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (Sul) e Universidade Federal do Tocantins (Norte e Centro-Oeste).

Atualmente, há mais de 21 mil Guias de Turismo regionais em todo o país, que realizam a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência turística em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais, dentro de um mesmo estado, para visita a atrativos turísticos. Na prática, estes profissionais realizam uma mediação cultural, interpretam atrativos e são determinantes para garantir experiências únicas aos turistas.

Fonte: Site do Ministério do Turismo

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Mais Informações (64) 99948-5233