Notícias

Publicado em 17/02/23 às 15:14:00

Turismo em pauta: comissão de Turismo da ALEGO apresenta plano de ação para o ano de 2023

Com o tema “Turismo e mesa patrimonial”, autoridades e representantes do setor discutem as perspectivas do turismo goiano.

Turismo em pauta: comissão de Turismo da ALEGO apresenta plano de ação para o ano de 2023
Crédito: Maykon Cardoso

Ontem, quinta-feira (16), no salão nobre do Palácio Maguito Vilela, a comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás apresentou o plano de ação para 2023 e os novos integrantes do colegiado. A apresentação se deu durante um café da manhã recheado de tradições, com o tema “turismo e mesa patrimonial”. A mesa goiana foi representada pelo o doce alfenim, os biscoitos Josefina da capina do largo de Santa Efigênia, o pastelinho de Goiás, o pit dog, a marmelada de Santa Luzia, o empadão goiano, a pamonha, a chica doida e a cabacinha de Santa Rita. Todos pratos típicos que reconhecidamente se tornaram Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás, a partir de proposituras dos parlamentares da Casa. 

Durante o evento, o tambor ecoou com a presença dos representantes dos festejos das congadas de Santa Efigênia, de Niquelândia, que manifestaram suas tradições ao lado dos farricocos da cidade de Goiás, e ainda, do representante da Festa do Divino Espírito Santo de Cristalina. Todas estas figuras que representam a cultura goiana. 

Vale ressaltar que a atividade contou com a presença de representantes dos municípios e organizações ligadas ao turismo. De acordo com a publicação feita no site da ALEGO, estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB); os deputados estaduais Alessandro Moreira (Progressistas) e Cristiano Galindo (SD); as deputadas Bia de Lima (PT) e Rosângela Rezende (Agir); prefeita de Alvorada do Norte, Iolanda Moreira; o prefeito da cidade de Goiás, Anderson Gouveia; o prefeito de Quirinópolis, Lourenção; e ainda o prefeito de Santa Rita do Araguaia, Carlos Tadeu. Também estiveram presentes as vice-prefeitas de Goiás, Zilda Lôbo e de Quirinópolis, Maria da Costa. 

Do ramo empresarial compareceram o gerente de qualificação Fernando Magalhães, representando o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, Ricardo Rodrigues; a gestora estadual de Turismo do Sebrae-GO, Priscila Vilarinho; e o presidente do Comitê Pró Desenvolvimento Turístico e Cultural de Niquelândia, Ana Mathilde. 

A capacidade de gerar empregos a partir do turismo foi ressaltado pelos oradores, além da necessidade de divulgar os vários produtos goianos que foram transformados em patrimônio cultural e imaterial de Goiás. Uma das medidas anunciadas foi o programa na TV Alego, que estreará no próximo dia 15 de março, para mostrar as belezas do estado de Goiás. Para Alex Martins, proprietário do site Guia Turístico de Goiás, o plano de ação é de extrema relevância pois, apesar do potencial turístico, é preciso de mais políticas públicas e medidas que impulsionem o turismo no estado.

Mais Informações (64) 99948-5233